terça-feira, 29 de outubro de 2013

Questão 136 Um professor dividiu a lousa da sala de aula em quatro partes iguais. Em seguida, preencheu 75% dela com conceitos e explicações, conforme a figura seguinte.

Questão 136

Um professor dividiu a lousa da sala de aula em quatro partes iguais. Em seguida, preencheu 75% dela com conceitos e explicações, conforme a figura seguinte.


Algum tempo depois, o professor apagou a lousa por completo e, adotando um procedimento semelhante ao anterior, voltou a preenchê-la, mas, dessa vez, utilizando 40% do espaço dela.

Uma representação possível para essa segunda situação é






















D.A. RESOLVE

Percebe-se, claramente, que na situação inicial a lousa foi dividida em 4 partes iguais. Cada parte equivale a 1/4 da lousa. A fração 1/4 possui um denominador, número abaixo do traço de fração, que mostra em quantas partes iguais a lousa foi dividida. E, também, possui um numerador, número acima do traço de fração, que mostra quantos pedaços após a divisão foram tomados.

Para se passar uma fração para porcentagem, basta multiplicá-la por 100, tem-se:


O objetivo, agora, é identificar que fração corresponde a 40 % da lousa. O conceito porcentagem é, nada verdade, uma fração de denominador 100, tem-se:


Desta forma, o professor, na segunda situação, dividiu a lousa em 5 partes iguais e tomou 2 das partes para escrever os conceitos e explicações.

Alternativa C


Nenhum comentário:

Postar um comentário