terça-feira, 20 de agosto de 2013

Física

Guia de carreiras

27/03/12 - G1 (ya)Imprimir
Profissão exige matemática e curiosidade pelos fenômenos naturais. Formados seguem carreira de professor, pesquisador ou financeira.
Todos os

Rede Conquista

ADESÃO DE APENAS R$ 20,00
TRABALHE PRA VOCÊ AGORA MESMO!
Você ficará chocado com nosso método p

O Curso de Biologia

O Curso de Biologia

Os biólogos estudam as formas de vida com o objetivo de evoluir o conhecimento científico e aplicar esse conhecimento na melhoria da qualidade de vida. Conheça mais sobre o curso de biologia.

Curso de Biologia: Perfil do Profissional

Curso de Biologia: Estudando a vida para aplicar os conhecimentos
Biólogo ( profissional de Biologia ) estuda os seres vivos ( o ser humano inclusive ) com o objetivo de analisar as principais características das formas de vida, o seu papel na natureza e também a sua interação com as outras formas de vida.
Com estes conhecimentos o biólogo pode ajudar engenheiros e cientistas a melhorar a qualidade de vida humana no planeta.
Entre as aplicações práticas que o profissional de biologia ajuda a desenvolver temos:
  • Estudo da aplicação de microorganismos na fabricação de alimentos, produtos e medicamentos.
  • Utilização dos conceitos da biologia na proteção do meio-ambiente e na conservação das espécies.
  • Estudo de bactérias e vírus para a produção de vacinas e remédios para doenças.
  • Estudo das relações biológicas entre as formas de vida animais e vegetais.
  • Realização de experiências genéticas para cura de doenças e aplicações industriais gerais ( alimentos melhores, animais mais saudáveis ).
Devido ao fato da biologia ser uma das ciências mais amplas que existem ( incluindo bactérias, temos milhões de formas de vida diferentes na terra ) é muito comum que os alunos graduados no curso de biologia posteriormente façam uma pós graduação ou então especialização.
A biologia é uma ciência que está presente dentro de muitas outras áreas, é a base de todas as ciências biológicas.

Os Tipos de Cursos de Biologia

Durante o curso de biologia, o aluno vai adquirir grandes conhecimentos sobre as formas de vida, conhecimentos sobre pesquisa científica e fazer muitas descobertas interessantes sobre o funcionamento e origens da vida. Confira abaixo os principais tipos de curso de biologia e o enfoque de cada um deles:

Curso de Biologia de Nível Superior ( Bacharelado )

Curso de Biologia Bacharelado tem uma duração média de 4 anos. O estágio é sempre obrigatório, mas a produção de um trabalho de conclusão de curso ( TCC ) pode não ser, varia de acordo com cada faculdade ( nas Federais sempre é obrigatório ).
Boa parte da carga horária do curso de biologia bacharelado vai se passar em aulas práticas e também laboratórios ( em geral os laboratórios são a parte mais interessante do curso ).
Como o estudo dos seres vivos envolve muitos aspectos, a grade do curso de biologia bacharelado vai envolver matérias bastante variadas tais como física, química, um pouco de matemática, além claro, das matérias da própria biologia.
O curso de bacharelado em Biologia vai oferecer uma formação geral para o futuro biólogo, preparando o profisisonal para se especializar em qualquer área da biologia. Se o seu objetivo for ser pesquisador faça o curso de biologia bacharelado.

Curso de Biologia de Nível Superior ( Licenciatura )

Curso de Biologia Licenciatura é bem parecido com o curso de bacharelado, tendo em geral a mesma duração ( 4 anos ).
A principal diferença entre os cursos de bacharelado e licenciatura em biologia é que no curso de biologia licenciatura é dado um enfoque menor na questão científica e um enfoque maior na questão pedagógica: o biólogo formado em licenciatura não é formado para ser um pesquisador é formado para ser um professor de biologia.
Um profissional formado no curso de biologia licenciatura poder dar aula em diversos níveis de educação desde crianças até mesmo dentro de faculdades. Para poder dar aulas no nível superior ( faculdades ) o aluno graduado em biologia licenciatura deve obrigatóriamente fazer uma especialização.

Curso de Biologia de Nível Tecnológico

O enfoque do curso de biologia de nível tecnológico é formar profissionais especializados para entrar diretamente no mercado de trabalho.
Ao contrário dos cursos de licenciatura e bacharelado que são mais gerais, o curso de biologia de nível tecnológico forma o aluno dentro de uma especialidade bem definida.
Como exemplo de cursos de biologia técnicos temos: Ciências Agrárias, Ciências Naturais, Ciências Biomédicas e Curso Técnico de Biotecnologia.

Tipos de Profissionais Formados nos Cursos de Biologia

Tipos de Profissionais de Biologia e Área de Atuação
Curso de Bacharelado em BiologiaCurso de Licenciatura em BiologiaCurso Técnológico de Biologia
Profissional FormadoPesquisador / CientistaProfessor / TeóricoTécnico Especializado em Biologia
Principais Locais de TrabalhoLaboratórios e EmpresasEscolas e UniversidadesEmpresas

As Diversas Fases do Curso de Biologia

Confira as principais fases pelas quais passa o curso de biologia ( baseado em um curso padrão de biologia bacharelado de 4 anos ):

Primeiro Ano

Durante o primeiro do curso de biologia, o aluno vai fazer muitas matérias teóricas adquirindo a base de conhecimento que vai usar nos próximos anos. Além da base teórica forte de biologia em sí, durante este ano o aluno também vai ter os primeiros contatos com metodologias de pesquisa científica e ecologia.
As matérias relativas as bases da matemática, física e química também serão todas estudadas durante este ano.
Principais disciplinas estudadas durante este ano do curso de biologia:
  • Introdução a Biologia
  • Física I
  • Cálculo I ( matemática )
  • Química I
  • Metodologia de Pesquisa Científica
  • Introdução a Ecologia ( Ecologia I )

Segundo Ano

No segundo ano do curso de biologia, o aluno passa a estudar matérias mais específicas de biologia, tendo também uma maior carga horária de laboratórios práticos. Durante este ano, além do aprofundamento do foco nas matérias da área biológica, o aluno também estudará um pouco mais de conteúdo de matemática, encerrando as matérias de exatas.
Principais disciplinas estudadas durante este ano do curso de biologia:
  • Ecologia II
  • Cálculo II
  • Biologia Tecidual
  • Morfologia e Taxonomia
  • Bioquímica I
  • Zoologia do Invertebrados ( Zoologia I )

Terceiro Ano

Durante o terceiro ano do curso de biologia o aprofundamento nos conteúdos de biologia continua. Como este ano o aluno passa a estudar conteúdos mais avançados de biologia é considerado por alguns como o ano mais difícil. Com o encerramento dos conteúdos de exatas no segundo ano, durante este ano o foco se volta totalmente para as ciências biológicas.
O terceiro é também o ano em que mais vão ser realizados laboratórios, em algumas faculdades será realizado inclusive o laboratório de anatomia humana ( peças de anatomia humana reais ) mas não é regra.
Principais disciplinas estudadas durante este ano do curso de biologia:
  • Zoologia dos Vertebrados ( Zoologia II )
  • Genética I
  • Anatomia e Fisiologia Humana I
  • Respiração, Circulação e Metabolismo
  • Neurofisiologia
  • Sistemas Endócrinos e Musculares

Quarto Ano

Durante este ano, que encerra o curso de biologia, serão estudados os últimos conteúdos específicos de biologia encerrando também este tema na graduação. Durante o segundo semestre será realizada a produção de uma monografia ( TCC ), também sendo realizado o estágio obrigatório. Por ser mais geral, durante este ano o conteúdo se torna um pouco mais fácil de que no terceiro ano.
Principais disciplinas estudadas durante este ano do curso de biologia:
  • Origens da Vida
  • Teoria da Evolução e Origens das Espécies
  • Botânica
  • Fisiologia Vegetal
  • Biologia Molecular
  • Microbiologia
Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.



http://www.janildoarantesloja.com.br/retornopagamento.php http://www.janildoarantesloja.com.br/retornopagamento.php

Guia de carreiras: matemática

06/09/2011 08h00 - Atualizado em 18/06/2012 14h22

Guia de carreiras: matemática

Profissional pode dar aulas ou trabalhar em empresas e mercado financeiro. 
Carreira exige facilidade com números e operações complexas.

Viviane Mateus
Do G1, no Rio
2 comentários

Se você gosta de fazer contas e é bom com números, cursar uma faculdade de matemática pode ser uma excelente opção. Com possibilidade de atuação em diferentes áreas, o profissional está habilitado a trabalhar em universidades e centros de pesquisa, desenvolvendo novos modelos matemáticos, ou em empresas, com a criação de métodos numéricos e análise de dados do mercado financeiro.
guia de carreiras matematica (Foto: Editoria de Arte/G1)
Assista ao vídeo ao lado

ENGENHARIA DE PESCA E AQUICULTURA

ENGENHARIA DE PESCA E AQUICULTURA

BACHARELADO
Legenda:
Graduação
Graduação Tecnológica
É o setor da engenharia voltado para o cultivo, a captura e a industrialização de organismos aquáticos. O engenheiro de pesca estuda e aplica métodos e tecnologias para localizar, capturar, beneficiar e conservar peixes, crustáceos e frutos do mar. Suas atividades básicas são o planejamento e o gerenciamento das atividades pesqueiras voltadas para a industrialização e para a comercialização do pescado. Em aquicultura, atua na criação e na reprodução de peixes, crustáceos e moluscos em cativeiro. Dimensiona e implanta fazendas aquáticas em lagos, rios, barragens e no oceano. Pesquisa o beneficiamento e a conservação dos animais e acompanha sua industrialização e distribuição no mercado consumidor. Instala e mantém motores e equipamentos mecanizados usados em operações de pesca, beneficiamento e processamento.

Mercado de trabalho

Após a criação do Ministério da Pesca e Aquicultura, em 2003, a profissão ganha cada vez mais destaque. Um dos objetivos do ministério é aumentar o consumo interno do pescado (hoje de 10 quilos per capita por ano), abaixo, portanto, do que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o mínimo, de 12 a 14 quilos anuais. "Nesse sentido, incentivos por parte de investidores, públicos e privados, têm motivado as áreas de aquicultura e de exploração de recursos pesqueiros. Assim, a demanda do mercado por profissionais tem sido elevada", diz Éder André Gubiani, da Unioeste. O profissional pode atuar em órgãos públicos, empresas privadas e no terceiro setor. "As áreas com maior potencial para absorção dessa mão de obra qualificada são a aquicultura e o processamento de pescado, para o fornecimento de alimentos mais acessíveis e de qualidade", diz Reynaldo Amorim Marinho, da UFC. Na Região Centro-Oeste, novos frigoríficos têm sido abertos, e isso incentiva a piscicultura, em especial do pintado.

Salário inicial: R$ 3.732,00 (6 horas diárias); fonte: CREA-SP.