terça-feira, 17 de setembro de 2013

Tribunal do Santo Ofício


O Tribunal do Santo Ofício era uma instituição eclesiástica de carácter "judicial", que tinha por principal objetivo "inquirir heresias" - daí também ser conhecido como Inquisição.

Servidão

Feudalismo: O Sistema de Suserania e Vassalagem


O Sistema de Suserania e Vassalagem

Quando o feudalismo atingiu o seu apogeu, por volta do século XIII, a Europa parecia uma colcha de retalhos, pela imensa quantidade de feudos que se espalhavam. Esses feudos, como já foi visto antes, eram isolados uns dos outros, cada qual com suas organizações politicas e econômicas. Cada feudo seguia a vontade de seu nobre.Existia um rei, mas esse rei pouco poder tinha e sua autoridade estava restrita ao seu próprio feudo. Ele não tinha como controlar seus suditos, justamente pela diversidade de feudos autonomos que foram criados.

Clero Secular versus Clero Regular – Idade Média

Clero Secular versus Clero Regular – Idade Média


O clero secular estava organizado em párocos, bispos e arcebispos e a sua função era desempenhada juntamente com a população local, ajudando na defesa das cidades e na conversão dos povos germânicos.

A Igreja Medieval - História da Igreja Medieval

Igreja Católica
Em meio à desorganização administrativa, econômica e social produzida pelas invasões germânicas e ao esfacelamento do Império Romano, praticamente apenas a Igreja Católica, com sede em Roma, conseguiu manter-se como instituição. Consolidando sua estrutura religiosa, a Igreja foi difundindo o cristianismo entre os povos bárbaros, enquanto preservava muitos elementos da cultura greco-romana. 

Feudalismo

Xiitas vs Sunitas


Sunitas e xiitas formam a mais importante divisão presente entre os muçulmanos. 

Sunitas e xiitas formam a mais importante divisão presente entre os muçulmanos.


Idade Média

Acompanhe a história da Idade Média através de artigos.

História da Idade Média
História da Idade Média

ENEM - A Grécia Antiga

A Grécia Antiga

A Grécia Antiga foi berço de várias práticas presentes no mundo contemporâneo. 
A Grécia Antiga foi berço de várias práticas presentes no mundo contemporâneo.

ENEM - Civilização Romana - História da Civilização Romana

O mito da fundação de Roma
Diz a lenda que Roma foi fundada no ano 753 a.C. por Rômulo e Remo, filhos gêmeos do deus Marte e da mortal Rea Sílvia. Ao nascer, os dois irmãos foram abandonados junto ao rio Tibre e salvos por uma loba, que os amamentou e os protegeu. Por fim, um pastor os recolheu e lhes deu os nomes de Rômulo e Remo. Depois de matar Remo numa discussão, Rômulo deu seu nome à cidade. A história, por sua vez, nos diz que algumas tribos de origem sabina e latina estabeleceram um povoado no monte Capitolino, junto ao rio Tibre. 

ENEM - Egito

A Civilização Egípcia


Uma das maiores e mais antigas civilizações do mundo antigo foi o Egito.

Civilização Egípcia  se desenvolveu as margens do Rio Nilo, situado no nordeste da África.

Rio Nilo foi essencial para a existência do Egito. As águas do Nilo fertilizavam uma grande extensão de terras destinadas a agricultura.
Egpícios

ENEM - Mesopotâmia

Por Tiago Ferreira da Silva
Mesopotâmia, que em grego quer dizer ‘terra entre rios’, situava-se entre os rios Eufrates e Tigre  e é conhecida por ser um dos berços da civilização humana. Localizada no Oriente Médio, atualmente esta histórica região constitui o território do Iraque.

A Civilização Persa

A Civilização Persa formou o maior império da Antiguidade Oriental.



Por muito tempo os povos semitas, hititas, Egípcios e Gregos foram vassalos dos reis persas.

Por volta de 2000 a.C. a região do atual Irã, era habitada por dois povos distintos, os Medos e os Persas.

ENEM - Caldeus

Por Tiago Ferreira da Silva
Os caldeus eram povos semitas do sul da Mesopotâmia que habitavam na margem oriental do rio Eufrates. Eles iniciaram seu domínio expansionista após a invasão à cidade de Nínive, que era dominada pelos belicistas assírios, em 612 a.C.

ENEM - Civilização Assíria


As técnicas de combate dos assírios permitiram a formação de um grande império.

ENEM - Amoritas

Por Tiago Ferreira da Silva
Os amoritas eram povos semitas  oriundos do deserto sírio-árabe que invadiram as cidades-Estado da Mesopotâmiapor volta de 2000 a.C., após a queda da civilização suméria-arcadiana.

Eles ergueram a cidade da Babilônia, que seria o principal centro comercial mesopotâmico graças à estratégica localização – cerca de 75 quilômetros da atual capital iraquiana Bagdá. O primeiro império foi erguido por Amoreu Sumuabum, por volta de 1894 a.C., resultando em diversas disputas com remanescentes dos povos sumérios  e arcadianos até a unificação realizada pelo Imperador Hamurabi, formando o Primeiro Império Babilônico.

ENEM - Civilização Suméria - História da Civilização Suméria

Civilização Suméria - História da Civilização Suméria

ENEM - Antiguidade Clássica

Antiguidade Clássica

Origem: Só História

O termo Antiguidade Clássica refere-se a um longo período da História da Europa que se estende aproximadamente do século VIII a.C., com o surgimento da poesia grega de Homero, à queda do Império romano do ocidente no século V d.C., mais precisamente no ano 476. No eixo condutor desta época, que a diferencia de outras anteriores ou posteriores, estão os fatores culturais das suas civilizações mais marcantes, a Grécia e a Roma antigas.

Organização dos Três Poderes

Organização dos Três Poderes

O território brasileiro está divido  em estados, e estes estão divididos em municípios. Como eles são governados? Quem governa o município, o estado e o país?

ENEM - As grandes civilizações - Hiperlink - Só História

Índice dos conteúdos
Clique sobre o nome do assunto desejado para visualizar o seu conteúdo.
As grandes civilizações
  Mesopotâmia
     Os sumérios
     Os babilônios
     Os hititas
     Os assírios
     Os caldeus
     Organização social

ENEM - PRÉ-HISTÓRIA - Paleolítico, Mesolítico, Neolítico (Pedra lascada, pedra polida) Homo evolução

PRÉ-HISTÓRIA - Paleolítico, Mesolítico, Neolítico (Pedra lascada, pedra polida) Homo evolução

Pré-História é o período da história que antecede a invenção da escrita (evento que marca o começo dos tempos históricos registrados), que ocorreu aproximadamente em 4000 a.C.. Período histórico que antecede o aparecimento da escrita e do uso dos metais, e que é reconstituído e estudado por meio da antropologia, da arqueologia, da paleontologia. 

ENEM - Pré-história

Pré-história 

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Pr%C3%A9-hist%C3%B3ria e                                                                  http://www.suapesquisa.com/prehistoria/ )

A Pré-história corresponde ao período da história que antecede a invenção da escrita, evento que marca o começo dos tempos históricos registrados, e que ocorreu aproximadamente em 3500 a.C.1 É estudada pela antropologia, arqueologia e paleontologia.