quarta-feira, 18 de setembro de 2013

O Mercantilismo e a Colonização da América



O mercantilismo correspondeu à política e à prática econômica do Estado absolutista. Suas origens remontam à formação dos Estados nacionais, quando da progressiva centralização do poder, atingindo a plenitude com o absolutismo da Idade Moderna. O traço principal do mercantilismo era a intervenção do Estado nos assuntos econômicos, a fim de dinamizar a economia nacional em proveito do fortalecimento real. Acreditava-se que só um Estado centralizado e empreendedor poderia favorecer o desenvolvimento nacional.

Da Revolução Industrial ao Capitalismo organizado: séc. XVIII a XX

Primeira Revolução Industrial
Durante o período que foi de 1400 até aproximadamente 1700 a civilização moderna atravessou a sua primeira revolução econômica. Foi ela a Revolução Comercial, que extirpou a economia semi-estática da Idade Média e a substituiu por um capitalismo dinâmico dominado por comerciantes, banqueiros e armadores de navios. Mas a Revolução Comercial não foi mais que o ponto de partida de rápidas e decisivas mudanças no campo econômico. Não tardou a seguir-se-lhe uma Revolução Industrial, que não só ampliou ainda mais a esfera dos grandes empreendimentos comerciais, mas ainda se estendeu aos domínios da produção. Tanto quanto é possível reduzi-la a uma fórmula sintética, pode-se dizer que a Revolução Industrial compreendeu: a mecanização da indústria e da agricultura; a aplicação da força motriz à indústria; o desenvolvimento do sistema fabril; um sensacional aceleramento dos transportes e das comunicações; e um considerável acréscimo do controle capitalista sobre quase todos os ramos de atividade econômica.

Périplo africano

A Expansão Marítima e o Antigo Sistema Colonial

Pessoal, mais uma vez estou postando a aula da semana nas últimas do segundo tempo, correria total. Mas como sempre tarda mas não falha.
A Expansão Marítima e o Antigo Sistema Colonial (América Espanhola e América Inglesa)  são temas importantes que estão sendo estudados pelos alunos do SOMA, extensivo e intensivo e pelo pessoal do intensivo do Pré-Federal. Não deixem de aproveitar o material e curtir os vídeos no fim de semana.

Escola de Sagres

Escola de Sagres
Clique na imagem para a ampliar
Vista sobre a fortaleza de Sagres
Clique na imagem para a ampliar

NAVEGAÇÕES PORTUGUESAS E ESPANHOLAS (PIONEIRAS)


Como Portugal foi pioneiro no quesito expansão marítima, sua evolução foi mais rápida que a de Espanha. No final do século XV, como a atividade que mais dava lucro era o comércio de especiarias asiáticas como: seda, jóias e temperos eram muito procurados pelos europeus, porém esse comércio era comandado pelos venezianos e genoveses, que ficavam na península itálica que dominavam a rota do mar Mediterrâneo. Como os venezianos e genoveses revendiam essas especiarias mais caras pro resto da Europa, gerava uma necessidade de se procurar uma nova rota para comprar diretamente essas especiarias, obtendo lucro na venda. Foi quando em 1498 comandando uma esquadra de caravelas, o velejador Vasco da Gama chegou as Índias, contornando o continente africano. Em 1500, a esquadra de Pedro Alvares Cabral chega a América.

Tomada de Constantinopla pelos Turcos Otomanos



Nos séculos XIII e XIV, os turcos otomanos conquistaram os territórios do Império Bizantino a ocidente daAnatólia e

Expansão Marítima

Por Tiago Ferreira da Silva
No século XV, início da Idade Moderna, a Europa via sua economia cada vez mais comprometida com a queda de consumo dos bens produzidos na zona rural e agrícola. O mercado interno europeu passava por sérias complicações. Para abastecer o consumo, muitas vezes tinha que exportar produtos que vinham do Oriente, como especiarias, objetos raros e pedras preciosas.
Entretanto, para comprar este material os europeus tinham que negociar com os mercadores árabes, pois a única rota para fazer essa transação vinha pelo Mar Mediterrâneo, passando pelas cidades italianas de Gênova e Veneza. Muitos mercadores envolvidos na exportação de produtos acabavam tornando-os mais caros, o que acabou contribuindo para a crise econômica europeia.

O Absolutismo Inglês


Absolutismo Francês

Absolutismo Francês


”O Estado sou eu”: Luis XIV sintetiza a consolidação do absolutismo na França.  
”O Estado sou eu”: Luis XIV sintetiza a consolidação do absolutismo na França.

Absolutismo

Apostila

Dica: Siga todos os links (grifos)

Absolutismo


Por Emerson Santiago
Absolutismo  é o nome dado ao sistema político e administrativo que predominou nos países da Europa na época do denominado “Antigo Regime” (correspondente ao período entre os séculos XVI e XVIII).