domingo, 22 de setembro de 2013

O Ciclo da Água





O Ciclo da Água (The Water Cycle, Portuguese) De volta para a página anterior


O que é o ciclo da água?

O que é o ciclo da água?

EL NIÑO e LA NIÑA

EL NIÑO
El Niño é um fenômeno atmosférico-oceânico caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais no oceano Pacífico Tropical, e que pode afetar o clima regional e global, mudando os padrões de vento a nível mundial, e afetando assim, os regimes de chuva em regiões tropicais e de latitudes médias. 
Últimas Ocorrências


Efeitos Globais
 
Dezembro Janeiro Fevereiro
 
Junho Julho Agosto
LA NIÑA
La Niña representa um fenômeno oceânico-atmosférico com características opostas ao EL Niño, e que caracteriza-se por um esfriamento anormal nas águas superficiais do Oceano Pacífico Tropical. Alguns dos impactos de La Niña tendem a ser opostos aos de El Niño, mas nem sempre uma região afetada pelo El Niño apresenta impactos significativos no tempo e clima devido à La Niña. 

Mudanças Climáticas


Saiba mais sobre Mudanças Climáticas
O ano de 2005 bateu o recorde no registro de furacões e tempestades tropicais violentas ao redor do globo.
© WWF-Canon / Michel GUNTHER

CLASSIFICAÇÃO CLIMÁTICA DE KÖPPEN


imagem:Veja.com
A classificação serve para simplificar a descrição de climas regionais, agrupando climas semelhantes.

Um dos sistemas de classificação hoje mais amplamente usado é o Sistema de Classificação

MASSAS DE AR QUE ATUAM NO BRASIL

MASSAS DE AR QUE ATUAM NO BRASIL


Elementos e fatores climáticos

Elementos e fatores climáticos
Página 3 Pedagogia & Comunicação


O entendimento e a caracterização do clima de um lugar dependem do estudo do comportamento do tempo durante pelo menos 30 anos: das variações da temperatura e da umidade, do tipo de precipitação (chuvas, neve ou granizo), da sucessão das estações úmidas e secas etc. Por essa razão, o clima é definido por Max Sorre como uma "sucessão habitual dos tipos de tempo num determinado local da superfície terrestre", enquanto o tempo é apenas o estado da atmosfera de um lugar, num determinado momento. 

A dinâmica da Atmosfera



A dinâmica da Atmosfera


Visualização da atmosfera por meio das nuvens

A atmosfera


A origem da atmosfera


A atmosfera possui várias camadas, que são representadas na figura acima

RECURSOS MINERAIS E ENERGÉTICOS DO BRASIL



RECURSOS MINERAIS E ENERGÉTICOS DO BRASIL



RECURSOS MINERAIS E ENERGÉTICOS DO BRASIL





Embora o Brasil seja considerado um país rico em recursos minerais, ainda não se 
conhece realmente a potencialidade de todos esses recursos.
Em relação aos recursos energéticos, nota-se no Brasil que o consumo de energia tem aumentado na razão direta de seu aumento populacional e de desenvolvimento industrial. 

Vale do Rio Trombetas

Trombetas. A bauxita no Brasil.



"Desde os tempos da colonização do Brasil, a Amazônia tem fascinado a todos com o mito das suas riquezas: navegadores, bandeirantes e cientistas; em pouco mais de quatro séculos de história, têm-se aventurado na busca de seus tesouros" [1]

Maciço do Urucum (MS)

A reserva de manganês do Brasil é a quinta maior do mundo (Atualmente a produção anual é de aproximadamente 235 milhões toneladas), e o país é o terceiro maior produtor, superado apenas pela África do Sul e pelos membros da Comunidade dos Estados Independentes. Uma das maiores reservas nacionais é o Maciço do Urucum que esta localizada no estado do Mato Grosso do Sul. A maior parte dessa produção é direcionada para países como Japão e Estados Unidos, que importam quase 50% da produção total nacional.

Serra dos Carajás

Serra dos Carajás


Por Caroline Faria
Serra dos Carajás  é uma formação vulcano-sedimentar que faz parte do grupo Grão-Pará e está localizada na região central do Estado do Pará. Uma verdadeira “mina de ouro”, a região esconde em suas entranhas minério de ferroouro,cobre, zinco, manganêsprata, bauxita, níquelcromoestanho e tungstênio  em quantidades ainda desconhecidas e que fizeram da “Província Mineral de Carajás” uma das regiões mais ricas em minérios do mundo.

Recursos Minerais do Brasil

Por Thais Pacievitch
O Brasil é muito rico em recursos minerais. Os países com maior potencial mineral são, além do Brasil: Canadá, Austrália, Federação Russa, China e Estados Unidos.

Além de uma grande diversidade de minerais explorados no país (mais de 55 minerais diferentes, atualmente), o Brasil possui algumas das maiores reservas de minerais do mundo. Aproximadamente 8% das reservas de ferro  do mundoestão no Brasil, sendo esse o principal minério extraído no país. Outro mineral, o nóbio, tem suas maiores reservas ocidentais no Brasil. Os principais minérios encontrados no Brasil são:
> Ferro, bauxita, cobrecromoouroestanho,níquelmanganêszincopotássio, entre outros.
As reservas minerais brasileiras que estão entre as maiores do mundo são:

Os solos brasileiros

Os solos brasileiros


Os solos brasileiros  
Característica visual do solo tipo “terra roxa”

O relevo brasileiro

Relevo brasileiro

Planaltos, depressões e planícies formam o relevo brasileiro.



O relevo apresenta diferentes formações que são consequências das ações de agentes endógenos (resultado da energia do interior do planeta que se manifesta pela dinâmica ou tectônica das placas) e agentes exógenos (associados ao clima da área, como as chuvas, ventos e geleiras, que criam ou dão as formas esculturais ao relevo através de um processo erosivo).

O Intemperismo e a Erosão



Pércio de Moraes Branco




As rochas que estão aflorando na crosta terrestre, sejam de que tipo for, sofrem constantemente desagregação e decomposição, seguidas de transporte dos fragmentos assim produzidos. Esses fragmentos, chamados sedimentos, são depositados em outros locais, onde, com a passar de muito tempo, poderão dar origem a novas rochas, do tipo sedimentar. 
O intemperismo e a erosão são as fases iniciais desse grande processo geológico.

Dobramentos Modernos, Escudos Cristalinos e Bacias Sedimentares

Dobramentos Modernos, Escudos Cristalinos e  Bacias Sedimentares


Estruturas Geológicas

Maciços Antigos ou Escudos Cristalinos