quinta-feira, 3 de outubro de 2013

ENEM - O losango representado na Figura 1 foi formado pela união dos centros das quatro circunferências tangentes, de raios de mesma medida.

O losango representado na Figura 1 foi formado pela união dos centros das quatro circunferências tangentes, de raios de mesma medida.
Figura 1
Dobrando-se o raio de duas das circunferências centradas em vértices opostos do losango e ainda mantendo- -se a configuração das tangências, obtém-se uma situação conforme ilustrada pela Figura 2.

Figura 2
O perímetro do losango da Figura 2, quando comparado ao perímetro do losango da Figura 1, teve um aumento de

Resolução:

Na primeira situação temos que o lado do losango é 2R e o seu  perímetro  será 2R* 4  = 8R

Na primeira situação temos que o lado do losango é 2R + R, pois duas das circunferências diametralmente opostas tiveram seu raio dobrado e,  o seu  perímetro, logicamente,  será 2 * (2R + R) = 2*3R = 6R

Agora é só dividir 6R por 4R obtendo como resultado 1,50 que corresponde a 150%, tendo, obviamente um aumento de seu perímetro em 50%.

A) 300%
B) 200%
C) 150%
D) 100%
E) 50%

QSL?

ENEM - Sabe-se que a distância real, em linha reta, de uma cidade A, localizada no estado de São Paulo, a uma cidade B, localizada no estado de Alagoas, é igual a 2 000 km. Um estudante, ao analisar um mapa, verificou com sua régua que a distância entre essas duas cidades, A e B, era 8 cm.

Sabe-se que a distância real, em linha reta, de uma cidade A, localizada no estado de São Paulo, a uma cidade B, localizada no estado de Alagoas, é igual a 2 000 km. Um estudante, ao analisar um mapa, verificou com sua régua que a distância entre essas duas cidades, A e B, era 8 cm.

QUESTÃO 136

QUESTÃO 136

Pacotão de Apostilas para Enem 2013

Pacotão de Apostilas para Enem 2013

ENEM - Prova Amarela - Questão 7


A Lei Federal n.º 9.985/2000, que instituiu o sistema nacional de unidades de conservação, define dois tipos de áreas protegidas. O primeiro, as unidades de proteção integral, tem por objetivo preservar a natureza, admitindo-se apenas o uso indireto dos seus recursos naturais, isto é, aquele que não envolve consumo, coleta, dano ou destruição dos recursos naturais. O segundo, as unidades de uso sustentável, tem por função compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável de parcela dos recursos naturais. Nesse caso, permite-se a exploração do ambiente de maneira a garantir a perenidade dos recursos ambientais renováveis e dos processos ecológicos, mantendo-se a biodiversidade e os demais atributos ecológicos, de forma socialmente justa e economicamente viável. 


Considerando essas informações, analise a seguinte situação hipotética.

Polímeros

Polímeros

ENEM - Química: Biomoléculas


Biomoléculas






Geografia Enem – Aulas e apostilas grátis com o Só Geografia

Está pegando firme nos estudos para o Enem? Acesse o Só Geografia para aulas e apostilas gratuitas e turbine sua reta final de preparação para o exame!

O Enem 2013 está cada vez mais próximo e o candidato não pode mais descuidar dos estudos! Por isso, hoje o Blog do Enem trouxe uma dica de material extra para você turbinar seus estudos de Geografia durante a reta final da maratona de preparação para o exame.

Geografia - Aula 01 - Orientação e Cartografia

Imã

Imã

Eletromagnetismo

Eletromagnetismo

Experiência de Oersted

Experiência de Oersted

Campo Magnético de Uma Corrente Elétrica e Motores Elétricos

18.4 - Campo Magnético de Uma Corrente Elétrica e Motores Elétricos

Campo magnético gerado por corrente elétrica

Força magnética sobre cargas

Força magnética sobre cargas

Física Quântica

Física Quântica

Física Moderna

ENEM - Física Nuclear

Física Nuclear